Seguro Viagem é Obrigatório?

Saiba todos os detalhes sobre a contração de um seguro viagem e quando ele é obrigatório

0 55

Leia esse post em apenas: 9 minutos

Vai viajar e tem dúvidas se o seguro viagem obrigatório? Descubra aqui, neste post, tudo sobre seguro viagem, se é obrigatório ou não, além de todas as vantagens de se contratar um.

Para que uma viagem aconteça, muitas pessoas passam anos economizando para conhecer o tão sonhado destino. Dessa forma, evitar gastos pode se tornar prioridade número 1 de muitos viajantes, principalmente quando o assunto são as despesas preventivas, como os conhecidos seguros.

Por mais que o corte de custos funcione, saiba que pode ser perigoso realizar economias com serviços primordiais, como saúde. Veja abaixo em quais países o uso do seguro viagem é obrigatório e como conseguir descontos na hora de contratar uma apólice.

Se a sua viagem já tem data marcada, aproveite para adiantar e contratar um seguro com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Para isso, é só clicar no botão abaixo e conseguir os melhores preços. 🙂

 

CONTRATAR SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

 

 

✈ Seguro viagem obrigatório

O seguro viagem é um recurso muito utilizado por viajantes de todo o mundo. No entanto, você pode se perguntar: qual a importância desse serviço para minha viagem? Afinal, ninguém quer ir ao médico enquanto estiver conhecendo diversos pontos turísticos e atrações.

No entanto, nem mesmo durante as melhores viagens estamos isentos de problemas e imprevistos, como pequenos acidentes e até doenças sazonais, como uma gripe. Alguns países do mundo, como uma forma de garantir segurança da população e evitar gastos públicos com turistas, estipulam obrigatoriedade do seguro para quaisquer visitantes.

Já outros destinos não obrigam o uso do serviço, mas ainda assim aconselham que o viajante contrate-o. Veja mais informações abaixo:

 

↳ Seguro saúde viagem é obrigatório?

Essa resposta é intimamente ligada ao destino do viajante. Para quem pretende conhecer a América do Norte, é importante saber desde já que o seguro viagem não é obrigatório nos Estados Unidos. Todavia, sua contratação é bem importante para quem pretende não ter dores de cabeça. 

Para ter ideia, uma consulta de emergência no país pode custar, no mínimo, US$400. Isso sem contar possíveis usos de medicamentos, exames e transportes de ambulância. Cada parte do serviço é cobrada separadamente e, claramente em dólar. Caso a pessoa não disponha do valor na hora, a conta com a empresa hospitalar fica registrada e é cobrada posteriormente até seu pagamento.

 

↳ Como funciona o seguro viagem obrigatório?

No caso de países que exigem o seguro viagem, como países da Europa, Ásia ou Oceania, é muito importante que o usuário possua suas apólices — documentos que comprovam a contratação do serviço — para apresentar no aeroporto caso estas sejam solicitadas pelas autoridades locais. 

Além disso, é bem importante ter a consciência que cada país pode possuir um piso para o valor da cobertura de cada seguro. Ou seja, em muitos lugares existe um valor mínimo de segurança que o seguro contratado deve cobrir em caso de necessidade.

 

Assista aos vídeos:
Clique e inscreva-se em nosso canal do YouTube

Seguro Viagem é obrigatório?

 

✅ Itens obrigatórios no seguro viagem

Até setembro 2014, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) impunha que as seguradoras deveriam, obrigatoriamente, garantir coberturas apenas em caso de invalidez por acidente e morte. 

Contudo, após uma ação desenvolvida pela Superintendência de Seguros Privados, as companhias ampliaram sua lista de itens obrigatórios e passaram a atender despesas médicas, hospitalares e odontológicas, além de outros benefícios, tais como:

  • Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem nacional ou internacional: consultas, exames simples e complexos, procedimentos hospitalares, internações em caso de acidente ou enfermidade súbita na viagem;
  • Traslado de corpo até o local de moradia do viajante, em caso de falecimento decorrente de doença ou acidente;
  • Regresso sanitário ao país de origem após a alta médica;
  • Traslado médico ou remoção em caso de emergência até o local de atendimento médico;
  • Morte em viagem;
  • Morte acidental em viagem;
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem.

 

⛑ Seguro viagem internacional obrigatório

O seguro viagem, diferente do que muitos acreditam, tem uma origem histórica bem longínqua. De acordo com historiadores, a ideia de um benefício que resguardasse um viajante surgiu na Babilônia, 2.500 anos antes de Cristo. 😲

A ideia era que caso alguém se prejudicasse durante a travessia do deserto, todos os presentes dividiram as despesas da perda. Com o passar do tempo esse sistema de aprimorou e tornou-se o seguro viagem que conhecemos hoje.

Alguns países estabeleceram leis de fronteiras que obrigam turistas e visitantes no geral a contratarem um seguro viagem para visitar seus territórios. Por isso, considere contratar um seguro viagem com desconto e evite problemas para acessar destinos na Europa, Ásia e Oceania.

 

↳ Desde quando seguro viagem internacional é obrigatório?

As leis acerca de seguros viagem foram estabelecidas de formas diferentes em cada país, exceto na maioria dos países europeus, como veremos nos tópicos a seguir. Além dos territórios do “velho continente”, outros países legalizaram a obrigatoriedade mais recentemente, veja:

    • Europa: desde 2 de outubro de 1997
    • Cuba: desde 1º de maio de 2010
    • Venezuela: desde 1º de dezembro de 2013
    • Equador: desde 1º de maio de 2018
    • Austrália: desde o início dos vistos para estudante

 

↳ Como calcular seguro obrigatório para viagem internacional?

Com a facilidade de realizar viagens internacionais, o mercado de empresas de seguro expandiu. Apesar de garantir um variedade de preços e benefícios, isso dificultou o trabalho de pesquisa dos viajantes que estão planejando uma viagem e não possuem muito tempo.

O melhor jeito de economizar tempo e dinheiro para calcular o melhor custo-benefício é utilizando um comparador de preços, como o Seguros Promo. Com esse tipo de plataforma fica muito mais fácil economizar tempo e dinheiro durante seu planejamento de viagem.

 

CONTRATAR SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

 

👪Para quem o seguro de viagem é obrigatório?

Nos países em que o serviço é obrigatório, a exigência se estende para todas as pessoas, independente de gênero, etnia ou idade. 

No entanto, é sempre aconselhável pensar em uma apólice com uma cobertura mais “robusta” quando se está viajando com crianças. Devido a imprevisibilidade dos pequenos, muitos pequenos acidentes podem acontecer, como a fratura de um braço. As taxas com medicamentos, imobilização e uma possível cirurgia podem ser extremamente altas. 💸 Além disso, é altamente recomendável que pessoas idosas também contrate um bom seguo viagem.

 

↳ Seguro de viagem para idosos é obrigatório?

O seguro viagem para pessoas idosas só é obrigatório nos países em que a exigência é aplicada para todos. Todavia, caso você deseje contratar um plano para si ou para alguém com mais idade, fique atento na cobertura oferecida pelo plano e seu preço.

Algumas seguradoras realizam cobertura por uma determinada faixa de preços até os 60 anos e, para pessoas ainda dessa faixa etária, uma nova tarifa é aplicada.

💡 Dica: A melhor forma de compreender e calcular essa diferença é utilizando uma plataforma de comparar preços, como a Seguros Promo.

 

↳ É obrigatório seguro de viagem para intercâmbio?

Esse tipo de obrigatoriedade surge, principalmente, em países que recebem uma alta porcentagem de estudantes anualmente. Um exemplo disso é a Austrália, maior país da Oceania. Para que a permanência no país seja aprovada, o estudante precisa comprovar que possui um plano com cobertura de 1000 dólares em despesas médicas.

 

↳ Seguro viagem é obrigatório para menores de 14 anos?

O seguro viagem não é obrigatório para menores de 14 anos. Contudo, alguns planos de seguradoras não cobrem determinados itens comuns para outras faixas etárias. Com diversas empresas no mercado, fica difícil comparar preços e entender o melhor custo-benefício. Por isso, considere utilizar um comparador de preços, como Seguros Promo, e economize tempo desde o seu planejamento de viagem.

 

🛳 Seguro viagem em alto mar e águas internacionais

Já pensou viajar de costa a costa e viver uma aventura diferente. Contudo, mesmo em um cruzeiro, imprevistos podem acontecer. Algumas empresas oferecem seguros específicos para viajantes que desejam desbravar águas internacionais.

Esse tipo de cobertura é importante principalmente em casos mais graves, uma vez que o pronto-atendimento é prestado no ambulatório da própria embarcação.

 

↳ Cruzeiro Royal Caribbean seguro viagem é obrigatório?

A contratação de um seguro não é obrigatório no caso do viagens pela Royal Caribbean. No entanto, a R11 Travel, distribuidora exclusiva da Royal Caribbean no Brasil, oferece um Programa de Proteção que funciona como um seguro. 😉

Dividido em dois grupos —  Seguro de Viagem para a Europa e Seguro Viagem Global — o serviço é realizado pela Assist Card e oferece suporte médico e odontológico, além de translado em caso de emergências.

 

↳ Navio MSC seguro viagem é obrigatório?

Há mais de 60 anos no mercado, MSC Viagens é uma das empresas tradicionais que realizam cruzeiros em variados destinos. Assim como na Royal Caribbean, o seguro viagem para participar dos Cruzeiros MSC não é obrigatório, mas aconselhado e oferecido. 

 

Seguro Viagem para Europa

 

🌍 Seguro viagem obrigatório na Europa

Diferente dos países do continente americano, grande parte dos territórios localizados na Europa exigem a contratação de um seguro viagem. O chamado “velho continente” possui uma série de destinos incríveis e você não pode deixar de conhecê-los por medo de gastar com um seguro.

Possuir esse tipo de serviço pode te ajudar muito na hora de um imprevisto ou acidente, principalmente em casos de emergências médicas e odontológicos. Além disso, situações chatas como extravios de mala e até furtos podem ser assegurados com determinadas apólices. Se você pretende viajar para uma das capitais culturais do continente, considere contratar seguro viagem para a Europa com desconto.

 

CONTRATAR SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

 

↳ Irlanda seguro viagem é obrigatório?

Conhecida por sua tradição e cultura, a Irlanda é um país europeu lar de personalidades históricas como o escritor Oscar Wilde. Se você deseja visitar a região de desbravar as paisagens bucólicas, saiba que não é preciso contratar um seguro de viagem para cruzar as fronteiras do país.

 

↳ No Reino Unido o seguro viagem é obrigatório? > Inglaterra

Diferente de seus ex-colegas membros da União Europeia, o Reino Unido não obriga que seus visitantes possuam um seguro viagem contratado para conhecer o país. No entanto, vale a pena considerar a contratação do serviço, uma vez que o custo com saúde pode ser muito alto caso aconteça algum incidente.😉

 

↳ Acordo de Schengen e seguro viagem obrigatório

Se você pretende viajar para alguma localidade da Europa, certamente já deve ter ouvido falar do Tratado de Schengen. Trata-se de uma aliança formada entre países europeus sobre uma política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os estados participantes. Dessa forma, você pode circular entre os países pertencentes do tratado sem precisar apresentar um visto.

Se por um lado o visto não é necessário, por outro, o seguro viagem é obrigatório. No entanto, não basta assinar qualquer plano na hora de contratar seguro viagem para Europa. Nos estados integrantes Tratado de Schengen, é exigido que seguro cubra gastos de até 30 mil euros em despesas médicas. 

 

↳ Países do tratado de Schengen

Quer saber se o seu destino integra o Tratado de Schengen? Confira a lista dos países que assinaram o documento e exigem que quaisquer visitantes possuam apólices de seguro viagem para cruzar suas fronteiras. 

    • Alemanha
    • Áustria 
    • Bélgica
    • Espanha
    • França
    • Grécia
    • Itália
    • Malta
    • Polônia
    • Portugal 
    • Suíça 
    • Dinamarca
    • Eslováquia
    • Eslovênia
    • Estônia
    • Finlândia 
    • Hungria
    • Islândia 
    • Liechtenstein
    • Luxemburgo
    • Noruega
    • Países Baixos
    • República Tcheca 
    • Suécia 
💬 Conecte-se: quer conversar e compartilhar experiências com outros viajantes, acesse nosso grupo do Facebook. Nossa comunidade é receptiva e pode ajudar a responder dúvidas e te oferecer novas informações.

 

↳ Outros países onde o seguro viagem é obrigatório

Além dos países europeus, outros lugares exigem a contratação de um seguro viagem, veja:

    • Austrália
    • Cuba
    • Venezuela
    • Equador 

 

🗺 Principais destinos para ter seguro viagem

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Tratado de Schengen, é bom ficar atento em destinos que, mesmo que não exijam a contratação do serviço, aconselham o uso do seguro.

A Índia, por exemplo, não possui obrigatoriedade do quaisquer seguros, no entanto, seu sistema de saúde deficitário pode dificultar tratamento de doenças ou em acidentes. Outras localidades da Ásia, como Vietnã, ou da Oceania, são locais nos quais a alimentação mais exótica pode desencadear intoxicações alimentares e atrapalhar sua viagem.

Por isso, considere garantir menos problemas ao contratar um seguro viagem internacional com desconto. A dica para economizar na hora do seguro é fazer a cotação com a Seguros Promo e consiga as melhores proteções e ainda aproveite descontos. 😍

CONTRATAR SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

 

↳ Seguro viagem obrigatório EUA

Apesar do seguro viagem não ser obrigatório no país, o ideal é que você possua uma apólice para cobertura de casos emergenciais. Uma consulta de urgência nos Estados Unidos pode custar cerca de US$400, sem contar medicações, exames e o retorno. 

Os Estados Unidos não possui um sistema de saúde universal, como o Brasil. Caso você utilize o serviço de um hospital e não tenha como pagar, sua saída é permitida normalmente, no entanto, a conta fica anexada ao seu nome e é cobrado pelo sistema norte-americano. Por isso, é muito recomendável contratar um seguro viagem para os EUA e ficar despreocupado no caso de acontecer algum imprevisto com a sua saúde, além da sua bagagem também ficar protegida. 🙂

 

🇧🇷 Seguro para viagens nacionais

O seguro para viagens nacionais não é obrigatório, contudo, vale a pena avaliar a necessidade de utilizar um enquanto você estiver viajando em território nacional. Muitas pessoas acreditam que a contratação de um seguro viagem para conhecer outros estados brasileiros é um gasto desnecessário, uma vez que que possuem um plano de saúde. No entanto, a maioria dos planos de saúde cobrem atendimentos apenas na estado em que a pessoa mora.

Contratar um seguro viagem no Brasil é uma vantagem porque, além de auxiliar em momentos de emergências médicas e odontológicas, oferece serviços de reembolsos em caso de extravios e outras situações que podem causar dores de cabeça.

 

– – – – – – – – – – – 

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos para você. 

Siga-nos nas redes sociais. 😉 

Seguro Viagem Obrigatório > Como Funciona?

Quer viajar com segurança? Saiba tudo sobre seguro viagem obrigatório e descubra os custos e como economizar com assistência médica no exterior. Confira!

Product SKU: OQFLV

Product Brand: O Que Fazer Las Vegas

Product Currency: USD

Product Price: 1

Price Valid Until: 2030-02-08

Product In-Stock: Available

Editor's Rating:
100

mala-box-servico

Vai viajar? Faça suas reservas com desconto!

Que tal reservar todos os serviços que vão facilitar a sua viagem com descontos de até 60%? Separamos os serviços essenciais que você vai precisar para viajar com tranquilidade. Você garante sua viagem mais barato e ainda ajuda o Blog!

chip-box-servico 15%OFF > CHIP internacional de internet 4G ilimitada

COMPRAR CHIP

passagem-box-servico 10%OFF > SEGURO de saúde para viagem internacional

COTAR SEGURO

carro-box-servico 15%OFF > CARRO para alugar em Vegas pelo WhatsApp

ALUGAR CARRO

hotel-box-servico DESCONTO > HOTÉIS para reservar pelo Booking

BUSCAR HOTEL

gocard-box-servico 60%OFF > GOCARD para entrada gratuita em atrações

VER ATRAÇÕES

ingressos-box-servico 10%OFF > INGRESSOS para shows em Las Vegas

BUSCAR SHOW

Fonte Seguro Viagem Reservar e Contratar
Através da O Que Fazer Las Vegas
você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.