Passaporte Brasileiro

Passo a passo para tirar seu passaporte no Brasil

0 209

Leia esse post em apenas: 3 minutos

A emissão do passaporte brasileiro é um processo totalmente simples e prático. Diferentemente do visto, você tem o direito de possuir o documento como qualquer outro. Portanto, não há motivos para se preocupar nesse momento. Ok?

Vamos explicar, neste artigo, o passo a passo para você tirar seu passaporte e quais são os documentos necessários durante o processo.

É importante levar em conta que esse é o primeiro passo antes de planejar sua viagem para Las Vegas.

 

Como tirar o passaporte pela primeira vez?

Antes de listarmos o passo a passo para a emissão do seu passaporte brasileiro, lembre-se: não há “renovação” ou “prorrogação”. Caso seu passaporte esteja vencido – ou próximo disso – você deve solicitar um novo, onde serão exigidos todos os documentos originais para a emissão.

  1. Verifique a documentação necessária para a emissão do passaporte.
  2. Solicite a emissão ao preencher todos os seus dados, lembrando que a Guia de Recolhimento da União (GRU) será emitida ao final do cadastro.
  3. Pague a GRU (boleto gerado ao final do cadastro) de acordo com a data de vencimento.
  4. Faça o agendamento eletrônico para comparecer ao atendimento no Departamento de Polícia Federal.
  5. Organize seus documentos para comparecer ao DPF. Não esqueça de levar o comprovante de pagamento da GRU, protocolo de solicitação e a confirmação de agendamento.  Não é mais necessário levar uma fotografia, pois ela será coletada diretamente no posto de atendimento.
  6. Após seguir o passo a passo para a emissão do passaporte, aguarde até que ele fique pronto. O prazo é de mais ou menos 6 dias, mas eles entregam um protocolo com a data prévia de quando o documento ficará pronto.
  7. O passaporte é entregue apenas ao título de acordo com o horário e local indicado. É necessário levar o documento de identidade, fazer o reconhecimento de sua digital e assinatura.

No ato da entrega do passaporte brasileiro para menores de idade, é necessário ter o acompanhamento dos pais, responsável legal ou procurador.

 

Documentos para tirar o passaporte brasileiro

Acesse o Portal da Polícia Federal para ver todos os detalhes referente à documentação necessária para a emissão do passaporte comum.

Para a emissão do passaporte emergencial:

  • Levar comprovante da situação emergencial
  • Confirmação de pagamento da taxa majorada para Passaporte de Emergência. A GRU será emitida diretamente no posto de atendimento.

 

Validade do passaporte brasileiro

O passaporte comum, em regras gerais, possui validade de até 10 anos após a emissão. Porém, vale lembrar que para menos de 18 anos, o prazo é definido de acordo com a sua idade, conforme tabela abaixo:

 

IDADEVALIDADE 
0 a 1 ano incompleto1 ano
1 ano completo a 2 anos incompletos2 anos
2 anos completos a 3 anos incompletos3 anos
3 anos completos a 4 anos incompletos4 anos
4 anos completos a 18 anos incompletos5 anos
18 anos completos ou mais10 anos

fonte: http://www.pf.gov.br/

 

O que é o passaporte de emergência?

O passaporte emergencial é destinado a pessoas que, mesmo seguindo as exigências para a emissão do passaporte comum, necessitam da documentação para viagens de emergência. Neste caso, é necessário comprovar o motivo para que não seja necessário aguardar o prazo de entrega.

As hipóteses consideradas emergenciais para a emissão do passaporte de urgência são:

  • Catástrofes naturais;
  • Conflitos armados;
  • Viagem imagem imediata por motivo de saúde do requerente, cônjuge ou parente até segundo grau;
  • Proteção de patrimônio;
  • Trabalho;
  • Ajuda humanitária;
  • Administração Público;
  • Situação emergencial caso possa oferecer transtornos ao requerente.

Caso se enquadre nas situações que listamos acima para a emissão do passaporte de emergência, você tem o direito de solicitar o documento. A única diferença que a taxa cobrança é maior e o prazo de validade é de apenas 01 ano. O passaporte é entregue em até 24 horas.

O passaporte brasileiro emergencial não pode ser emitido para fins de turismo. Caso tenha urgência, é correto requerer o procedimento de entrega urgente.

– – – – – – – – – – –

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos para você.

Siga-nos nas redes sociais. 😉

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.