Motorhome no Grand Canyon

0 917

Leia esse post em apenas: 8 minutos

Que tal conferir a experiência de como é viajar de motorhome no Grand Canyon? O participante do grupo Coisas da Califórnia, Gabriel Aquino, viveu essa aventura com a esposa e a filha e visitou o Grand Canyon de motorhome durante o inverno.

Essa é a 2ª Parte do diário de bordo do Gabriel em sua viagem de motorhome pelos Estados Unidos. Se você ainda não viu o início dessa história, confira e acompanhe a saga dessa família. 😉

Vamos à continuação dessa aventura?!

 

Motorhome no Grand Canyon > Como alugar

Então aqui vai a 2° Parte da minha experiência de viajar de RV com a minha família. Vou falar sobre como enfrentamos o inverno e as tempestades mais intensas de neve na região.

Mas antes, se você também quer fazer uma viagem de motorhome pelo Grand Canyon, você consegue alugar um motorhome com desconto agora com nossos parceiros.

O Republic é um agregador de motorhomes das melhores empresas que alugam o veículo no país de destino. Você garante um serviço mais profissionalizado, garantias de uso, seguro de incidentes e acidentes, entre outras regalias. Confira a Republic e alugue motorhome com desconto!

 

ALUGAR MOTORHOME REPUBLIC

 

Já a RVShare é um agregador de motorhome de pessoas físicas , que alugam o motorhome no sistema de compartilhamento, similares aos serviços de compartilhamento de carro, como Moobi, Turbi e Zazcar. Os valores de RVShare e Republic são similares. Confira a RVShare!

 

ALUGAR MOTORHOME RVSHARE

 

Melhor camping de motorhome no Grand Canyon

Aproveitamos umas 4 horas de passeio no Bearizona e pegamos estrada rumo ao nosso primeiro parque nacional, o Grand Canyon. Foi o trecho mais curto de nossa road trip: 96 km em pouco mais de 1 hora de viagem. Chegamos ao Trailer Village RV Park, que fica dentro do parque.

Ao fazermos o check-in, para nossa surpresa, a recepcionista não encontrou a reserva que havíamos feito por telefone – ainda no Brasil e já confirmada e debitada em nosso cartão. Lei de Murphy! Logo o único destino que havíamos reservado com antecedência.  Ainda no Brasil pedimos por telefone a confirmação por e-mail, mas eles não nos enviaram. ?

A recepcionista fez uma pré autorização das duas noites no nosso cartão e disse que iria falar com a gerente para encontrar nossa reserva no sistema antigo, pois no sistema dela não aparecia. Perdemos um tempinho com este transtorno e estacionamos e conectamos o motorhome já no finalzinho da tarde.

O RV Park não estava lotado… ainda havia bastante vagas e a vantagem é que ele é o único dentro do Grand Canyon com full hookup.

O tempo já estava mudando e o céu já deixou de ser azul. Durante a noite, fortes rajadas de vento sacudiram o motorhome no Grand Canyon. Era a chegada de uma frente fria! Claro que o vento não dava para virar nosso carro-casa, mas o receio de algum galho de árvore sair voando e acertá-lo nos deixou atentos.

 

10 dias de viagem com a família - Motorhome no Grand Canyon

 

Passeio de motorhome no Grand Canyon

Acordamos cedo e tomamos café no carro-casa para visitarmos o Grand Canyon. O céu estava nublado, mas nenhum sinal de neve. Quando fechamos a porta do motorhome e começamos a caminhar em direção à parada do ônibus gratuito – que serve ao parque nacional -, desabou a neve! Um misto de alegria por ver aquele cenário verde se transformando em branco, mas de preocupação de não poder aproveitar o passeio. ?

Sabíamos que algumas trilhas estariam fechadas no período de inverno, mas queríamos curtir a paisagem de trilhas mais curtas. O nosso primeiro ponto parada foi no Yavapai Point and Geology Museum. A neve estava pesada e com muita ventania… nos abrigamos lá dentro, onde ficamos diante de grandes janelões com vista para o Canyon.

Curtimos as atrações do museu e a nevasca parou, mas mesmo assim não era possível ver o Canyon devido à paisagem branca.

Decidimos sair para caminhar pela Trail of Time, uma trilha que mostra a evolução arqueológica do Grand Canyon. A nebulosidade baixou e o Canyon foi se abrindo na paisagem, gigantesco e cheio de neve nas encostas. Ficamos muito felizes e emocionados com este presente da natureza, depois da tempestade.

Brincamos na neve e pegamos o ônibus para os outros pontos famosos, como o Visitor Center e o Mather Point.

 

 

Aventura gelada no estacionamento do camping

Fomos ao Market Plaza, que é um supermercado dentro do Grand Canyon. Encontramos preços bem equivalentes aos supermercados de Williams e Henderson.

Quando voltamos ao motorhome no final da tarde, outra tempestade de neve desabou. Ligamos o aquecedor, que funcionava por queima de gás propano. Apesar das janelas e portas bem vedadas e com telas anti-mosquito, as paredes do RV não possuem isolamento térmico. Ou seja, se você não ligar o aquecer, o frio de fora é sentido dentro da casinha.

Tudo estava com neve de pelo menos 20cm…Inclusive a pista dentro do RV Park. Não tivemos coragem de ir retirar a mangueira de água nem a mangueira de esgoto, que estavam cobertas de neve.

Quando verificamos no painel os níveis do gás propano, que o aquecedor usa para nos deixar aquecidos, ele estava com 1/3 apenas. Não rolava sair no meio da estrada com neve para reabastecer o motorhome de propano. A tempestade era pesada, então ficamos torcendo a noite inteira para que o propano aguentasse e nos mantivesse aquecidos.?

 

↳ Dicas de viagem de motorhome no Grand Canyon

Estávamos a uma temperatura de -17° C e havia o risco de congelamento da água no encanamento interno do motorhome. Sabíamos que quando a água congela dentro de um cano ela se expande e pode trincar o encanamento. O risco? Danificar todo o sistema.

Fomos avisados no momento do aluguel que caso fôssemos a destinos que ficassem abaixo de zero por mais de 24 horas, deveríamos esvaziar todo o sistema de água, para evitar o dano ao sistema. Decidimos ligar para a assistência e nos recomendaram drenar toda a água do sistema e manter o aquecedor de água ligado.

Ligamos todas as torneiras e esperamos esvaziar. Pareceu um momento tenso, mas havíamos lido e assistido relatos em blogs e YouTube e já prevíamos estes perrengues no inverno com o carro-casa.

    • Uma sugestão que damos é abastecer o propano caso fiquem no inverno em locais mais afastados – como no caso do Grand Canyon. Uma tempestade de neve pode te isolar e existe uma necessidade de ficar mais dias em temperaturas abaixo de zero.
    • Outra sugestão é ler bem o manual do motorhome, pois há um fusível que faz funcionar o aquecedor. Seria bom passar em uma autopeças, como a O’Reilly, e comprar um fusível reserva caso queime.

 

 

Motorhome na neve > Não dirigir em tempestade

O propano não acabou e ficamos aquecidos a noite inteira. Uma das coisas menos legais do motorhome é a questão do ruído gerado pelo aquecedor – e a falta deste ruído momentaneamente.

Como um ar condicionado, o aquecedor funciona por ciclos e quando ele aquece o ambiente desliga para poupar energia e gás. Então liga novamente automaticamente quando o termostato precisa manter a temperatura. Durante o ciclo de aquecimento ele faz um ruído normal, como o do ar condicionado que estamos acostumados a ouvir. Porém, quando termina este ciclo ele desliga completamente, ficando um silêncio total. Quando volta o ciclo de aquecimento ele liga de repente e o ruído recomeça. Isso às vezes cortava nosso sono. O de nossa filha não, ela dormia feito uma pedra.

Amanheceu tudo nevado, mas o céu voltou a ficar azul e nos informamos que a estrada estava tranquila. Vimos no Weather Channel que havíamos pegado a borda da tempestade de inverno de nome Oliver, então não foi qualquer nevezinha que havíamos pegado no dia anterior.

 

↳ Abastecimento de água no motorhome > E se congelar?

Ao desconectarmos o motorhome, adivinha? A mangueira de água estava congelada! Tivemos que aquecer uma caneca d’água no micro-ondas para jogar sobre a mangueira para conseguir girá-la e desconectá-la.

O mais engraçado aconteceu com a mangueira do esgoto, que havíamos deixado ao relento devido à tempestade. Quando fomos retirá-la, ela, que já estava com um furinho, estava com gelo por dentro. Ainda bem que era água congelada e não outra coisa. 

Ao tentar armazená-la no compartimento ela se partiu, pois não conseguia ser dobrada. Resultado, tínhamos que comprar uma mangueira nova.

 

 

Paradas para abastecer o motorhome

Pegamos a estrada e decidimos procurar propano ainda próximo ao Grand Canyon. Achávamos que na terra do motorhome, ao lado de um parque nacional e no inverno, propano dava em árvore…

Até que tinha nos postos de combustíveis, mas apenas para troca de botijão, e não para abastecimento direto no motorhome. Não encontramos sites na internet ou Apps – mesmo o Roadtrippers, KOA, GasBuddy, que nos indicassem locais de abastecimento. Então decidimos seguir para a próxima cidade grande no caminho, Flagstaff, a 147 km.

Chegando a Flagstaff, encontramos várias opções de postos de combustível, mas nada de propano para abastecer. Perdemos um tempo perguntando de posto em posto até encontrarmos a C-A-L Ranch Storesa loja mais rancheira que encontramos nessa viagem. Tinha de tudo, chapéus e botas de vaqueiro, luvas e botas de inverno baratíssimas e de qualidade 3M e, claro, abastecimento de propano para o motorhome!!!! Aproveitamos e compramos a mangueira do esgoto por 20 doletas.

Seguimos a estrada até Sedona…

 

 

Motorhome no Grand Canyon com Internet Ilimitada

Imagina tirar aquela foto especial em sua viagem de motorhome e não poder compartilhar nas redes sociais porque não tem internet? Muito ruim, né? Para não correr esse risco e poder utilizar internet sempre que precisar, seja para compartilhar nas redes, ou fazer consultas, recomendamos ter um chip internacional.

logo-america-chip

Que tal comprar chip T-Mobile com Frete Grátis? Escolhemos a operadora America Chip como recomendação de compra do seu chip internacional pois a empresa é a que possui melhor custo x benefício de todas as revendedoras de chip T-Mobile no Brasil. Confira!

icon-check Pague apenas $36 dólares no chip, preço mais barato do mercado
icon-check Chip T-Mobile original, o mais utilizado nos Estados Unidos
icon-check Roteador de Internet GRÁTIS, incluso no preço do chip
icon-check Mensagens de texto GRÁTIS, também inclusas
icon-check Internet ilimitada 4G LTE, a mais rápida dos EUA
icon-check Parcelamento do seu chip internacional em até 6x
icon-check Garantia de SUPORTE facilitado por Whatsapp
icon-check Utilize seu Whatsapp brasileiro nos EUA e na Europa

Não esqueça de usar o cupom CDCFRETE para garantir seu desconto e suas vantagens no chip.

COMPRAR CHIP COM FRETE GRÁTIS

 

– – – – – – – – – – –

 

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos para você.

Siga-nos nas redes sociais. 😉

Fonte Roteiros Planejar Viagem Passeios & Tours
Através da O Que Fazer em Las Vegas Grand Canyon
você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.