Motorhome nos EUA > Roteiro de Viagem de 10 Dias

2 1.509

Leia esse post em apenas: 11 minutos

Ter disposição e espírito aventureiro para fazer uma viagem de motorhome nos EUA não é para qualquer um! Pois o participante do grupo Coisas da Califórnia, Gabriel Aquino, teve essa experiência com a esposa e a filha na estradas dos Estados Unidos durante o inverno.

Por isso, nós convidamos o Gabriel para fazer um diário de bordo de sua viagem de motorhome entre Nevada e Arizona. Confira a experiência completa a seguir! E se você também estiver planejando grandes aventuras pelos Estados Unidos, fala com a gente para sua história aparecer aqui no blog! 😉

 

Roteiro de motorhome nos EUA

Lá vai um textão para compartilhar minha primeira experiência em uma viagem de motorhome nos Estados Unidos, entre Nevada e Arizona. Vou deixar algumas dicas e aprendizados que tive e, se tiver alguma dúvida ou percepção diferente, compartilha com a gente para trocarmos experiências.

A viagem teve duração de 10 dias a começar por Las Vegas. Passamos por:

  1. Williams, no Arizona;
  2. Bearizona Wildlife Park;
  3. Grand Canyon;
  4. Sedona;
  5. Page;
  6. Zion National Park;
  7. Então, voltamos para a sin city Las Vegas.

 

roteiro-de-motorhome-nos-eua

 

Aluguel de motorhome nos EUA > Como alugar

O dia de pegar o motorhome para nós foi muito excitante. Não sabíamos se iríamos conseguir dirigir aquela casinha e cuidar de tudo que ele exige como casinha. Havíamos assistido a vários vídeos no YouTube com dicas de motorhome nos EUA e sobre perrengues dos primeiros viajantes, mas nada é igual a quando se faz ao vivo.

Alugamos um classe C standard, que cabem 5 pessoas… éramos 3, mas na nossa opinião, se viajar com mais, sugerimos um classe C large, pois o conforto é garantido.

Recebemos um kit inicial com um papel higiênico, pilha reserva para os sensores de fumaça, tablete de higienização do tanque de esgoto e alguns guias do estado de Nevada e do KOA Campgrounds.

Para alugar um motorhome é muito simples. Assistimos a um vídeo de orientação de 30 minutos em uma salinha e depois um atendente irá acompanhá-lo para explicar todos os detalhes de seu funcionamento.

Ela marca no checklist os defeitos encontrados, que no nosso caso era um trinco pequeno no para-brisa, um arranhão em um dos armários e o para-choque traseiro um pouco dobrado. Sugerimos que observe alguns detalhes:

  • Abertura de porta do banheiro;
  • Se a porta da casinha fecha por dentro e por fora;
  • Se as cortinas estão firmes;
  • Se os aparelhos estão ok.

Não tenha pressa nessa hora, pois é importante verificar se há algum problema e tirar as todas as dúvidas.

 

  • Você sabia? Para dirigir motorhome nos EUA, basta ter a carteira de habilitação brasileira. E não precisa ser nem categoria especial. A CNH categoria “B” já pe mais que suficiente! Bem facilitado, não é?! Mas, atente-se pois é preciso ter idade mínima de 21 anos. Se for seu caso, que tal alugar um RV e viver uma aventura?!

 

↳ Quanto custa aluguel de motorhome nos EUA > Cruise America

O preço da diária de locação do motorhome varia de acordo com a empresa que presta o serviço. Mas, geralmente, a diária fica entre $100 e $1000 dólares, dependendo do veículo que você quer, dos adicionais, do seguro e das taxas americanas.

Se você pesquisa motorhome por um bom preço, o Motorhome Republic é o melhor agregador de motorhome nos Estados Unidos com foco na locação de veículos de empresas especializadas.

A Cruise America é uma dessas empresas, uma das mais conceituadas em RV nos Estados Unidos. Está presente em mais de 20 mil cidades dos 50 estados dos EUA. Sua avaliação chega a 92% de satisfação em todo os EUA. Você pode alugar agora com desconto.

 

ALUGAR MOTORHOME cruise america

 

Você também pode alugar pela RVShare, um agregador de motorhome nos Estados Unidos com foco na locação de veículos de pessoa fisica. Também está presente em mais de 20 mil cidades dos 50 estados dos EUA. Sua avaliação chega a 85% de satisfação em todo os EUA.

 

ALUGAR MOTORHOME RVSHARE

 

motorhome nos eua

 

Viagem de motorhome pelos EUA > Começa a saga

Pensamos em economizar e ficar a primeira noite no estacionamento do Walmart, mas como estávamos no período de inverno, Las Vegas faz frio de 2ºC à noite. Então precisávamos de aquecimento durante toda a noite. Para isso, era necessário conectar nossa casinha à energia elétrica – coisa que não havia no Walmart.

Ligamos para alguns Walmart Supercenters, que são os que permitem o overnight de motorhomes, mas eles disseram que poderíamos ficar por sua própria conta e risco. Bom, isso não nos deixou muito tranquilos para uma primeira noite na casinha, mesmo sabendo que teríamos viajantes vizinhos pernoitando no mesmo Walmart.

Pesquisamos e encontramos o Duck Creek RV Park, que fica em Henderson, que era perto de onde alugamos o motorhome – é bem baratinho e completo. Nossa expectativa no inverno era que os RV Parks estivessem vazios, pois era baixa temporada… Que nada! Nesse RV Park, por exemplo, só havia uma vaga, pois, como ele é na cidade, a maioria estava ocupada por snowbirds, que são famílias que moram nos estados mais ao norte e descem para passar o inverno ao sul.

Também há famílias que realmente moram lá com seu carro-casa e trabalham na cidade. É impressionante, parece um condomínio fechado de carros-casa. Conectamos a água/eletricidade/esgoto da nossa casinha e passamos quentinhos a noite, bem silencioso, pois não é próximo a autoestradas.

 

 

↳ Camping de Motorhome nos EUA > A primeira parada

Geralmente, recomendam que no dia do pick-up você não pegue a estrada por várias horas até seu primeiro destino. A ideia é se acostumar com a dirigibilidade do veículo e evitar pegar estrada à noite. Como pressa não combina com esse tipo de viagem, optamos por fazer compras no Walmart tranquilamente e dormir a primeira noite na própria cidade do pick-up. Assim, poderíamos até conhecer a rotina de um RV Park:

    • Como realizar um check-in;
    • Aprender a nos comunicar para estacionar de ré (a vaga era do tipo back in);
    • Conhecer os serviços, como: lavanderia, banheiro com chuveiros, piscina e hot tubs.

Em nossa viagem de motorhome optamos por algo que nunca havíamos feito antes, que era não reservar quase local algum nos destinos que escolhemos. Nossa viagem seria no meio de um feriadão americano, então reservamos com antecedência apenas o camping dentro do Parque Nacional do Grand Canyon.

De qualquer maneira, ainda no Walmart, ligamos para alguns RV Parks no nosso primeiro destino, em Williams. Acreditem… quase todos estavam lotados devido ao feriado. Ficou tenso, pois a previsão era de -3°C à noite e teríamos que ligar nossa casinha na eletricidade… mas vou falar disso mais adiante.

 

 

Dirigir motorhome nos EUA

Seguimos de Henderson, cidade vizinha a Las Vegas, para Williams, no Arizona. Usamos o Google Maps pelo celular com um chip internacional T-Mobile sem problemas. Recomendo comprar um chip de celular para usar nos EUA, pois isso permite economizar e evitar desencontros.

Foram um total de 330 km, onde o Google Maps mostrava uma média de 3 horas de viagem. Porém, considerando que você está levando sua casa nas costas, pode adicionar 1 hora tranquilo.

Apesar do tamanho, o motorhome desenvolve bem na estrada, chegando a 65 mph (100 km/h) sem problemas. A partir de 75 mph (120 km/h) ele já começa a dar uma tremida, então preferimos a segurança das 65 a 70 mph, mesmo quando a estrada permitia mais.

 

 

↳ Dicas para dirigir motorhome com cuidado

Um cuidado importante é manter bem as mãos ao volante. O motorhome é um veículo de perfil alto, qualquer rajada mais forte de vento ou ultrapassagem de caminhões ou carros maiores, sacodem ele, e você deve corrigir um pouco a direção.

Quando vimos a rota pelo Google Maps na Interestadual 40, pensamos que seria plana e tranquila, mas pegamos trechos de serra com caminhões gigantes por todos os lados, nos ultrapassando a mais de 120 km/h. Uma das coisas que aprendemos na estrada em nossa viagem de motorhome é que deve-se deixar o orgulho de lado. Deixe que eles ultrapassem e se mandem na sua frente. Afinal, você tem uma casa na estrada, coisa que eles não têm.

Durante nossos pipi-breaks – temos banheiro na nossa casa, nada de posto! -, sempre parávamos na baixada de uma estrada, para poder ter visão e tempo suficiente para voltar à estrada. O engraçado é você estar no banheirinho e os caminhões passando pela estrada e sacudindo o carro-casa com o vento. Alguns até faziam questão de ir para a faixa da esquerda, para não passar tão próximos do nosso carro-casa estacionado no acostamento da Interestadual.

 

 

Estacionamento de motorhome em Williams, Arizona

Chegando em Williams, vagamos por alguns RV Parks, porém, ou estavam lotados ou fechados fora de temporada. Conseguimos vaga no Grand Canyon Railway RV Park and Hotel, com full hookup (vaga com ligação de água, eletricidade e esgoto), hot tubs, restaurantes, piscina e curtimos a cidade de Williams durante a tarde, procurando a famosa foto no símbolo da rota 66.

À noite, saímos a pé para a rota 66, que fica bem pertinho do RV Park. Fazia muito frio, mas, mesmo assim, as ruas da rota 66 de Williams atraíram turistas com seus neons, passeios de charrete e lojinhas com souvenirs maneiros.

Dormimos bem, apesar do trem que passou buzinando pelo menos uma vez, pois o RV Park fica próximo à linha do trem. Acordamos cedinho e o céu estava azul e ensolarado, apesar de frio.

 

 

↳ Passeio de Motorhome nos EUA > Bearizona Wildlife Park

Desconectamos nosso carro-casa e nos mandamos para o Bearizona Wildlife Park, um zoológico que fica em Williams. Aproveitamos a promoção do domingão e fizemos os dois passeios disponíveis: drive through e o walk through.

Com o Drive Through você dirige seu próprio carro por meio de recintos abertos dos animais, que ficam soltos. Você deve manter vidros fechados e portas travadas, e a estradinha permite que você encoste seu veículo para apreciar com calma cada animal.

Há ainda loops, onde você pode contornar e passar mais uma vez pelo mesmo local. Vimos cervos, lobos, filhotes de urso, grandes ursos, bisões muito próximos do nosso veículo. Recomendamos chegar ao parque logo no início da manhã e fazer o passeio sem pressa, deixando passar aqueles carros que estejam mais apressados.

Ao final do drive through há um estacionamento grande onde se pode parar para ir para o Walk Through. É muito parecido como um zoo tradicional, mas com a vantagem de ter uma floresta de coníferas para embelezar a paisagem. Vale a pena visitar a lojinha… há camisetas, adesivos para carros e imãs com alusões engraçadas sobre ursos e lobos. Você encontra até utensílios de cozinha com formato de garras de urso para desfiar seu frango como um selvagem!

Ficamos impressionados com o recinto do cougar e soubemos que alguns dos animais do zoo são resgatados para cuidados especiais. Há também uma fazendinha com ovelhas e cabras, onde as crianças podem pegar escovas para ficar acariciando estes animais de bola de pelo. Na saída há até higienizadores para mãos, para você não ficar cheirando a bode.

O terceiro dia da nossa viagem de motorhome pelo Grand Canyon foi um misto de emoções e tensões, mas vou contar detalhes na segunda parte dessa aventura com a minha família.

 

 

10 dias de viagem com a família - Motorhome no Grand Canyon

 

Dicas para viajar de motorhome

Uma boa aventura sempre rende boas histórias e nos ensina várias coisas, conseguimos separar algumas boas dicas para ter uma viagem tranquila de motorhome no inverno e como aproveitar ao máximo.

 

Viagem de motorhome no inverno

    • É baixa temporada e você não vai ter que reservar todos os campings com antecedência. Sugerimos reservar apenas os campings dentro de parques nacionais, como o Grand Canyon, só por precaução. Reservamos pelo telefone porque pelo site já não apareciam mais vagas. Mas quando chegamos lá não estava cheio.
    • Alguns campings de parques nacionais não há reserva na baixa temporada. Mesmo se você for pelo site www.recreation.gov. Os sites ficam com status de Walk-in, ou seja, quem chegou, pegou. É o que eles chamam de first-come-first-serve, ou aquele que chega primeiro tem a vez.
    • No inverno, os parques nacionais fecham algumas trilhas por questão de barateio da manutenção e também por segurança. Geralmente eles entregam um Winter booklet informando quais trilhas estão fechadas, mas pode ser que quando você chegar lá alguma outra também esteja.
    • Esteja preparado para o clima e a temperatura, que é bem preciso nos EUA. Quando dizem que vai nevar às 3 da tarde, pode esperar que vai sim. Recomendo instalar o App The Weather Channel e também acompanhar a condição das estradas pelas rádios e notícias locais, para evitar pegar nevascas no meio do caminho. Não é nada divertido. Evitamos ao máximo os roteiros que precisassem de correntes, pois a locadora proíbe o uso.
    • Você vai precisar manter o aquecedor de água ligado o tempo todo. Isso gasta um pouco de gás propano, que rende bem. No caso do aquecedor geral da casinha, usamos quase o tempo todo e ele durou quatro dias. O motorhome não é uma casa com isolamento térmico, portanto faz frio de verdade se você não ligar.

 

Viagem de motorhome nos Estados Unidos

    • Sugerimos ler no manual do motorhome. Veja o fusível que faz funcionar o aquecedor e vá numa auto-peças, como a O’Reilly, para comprar um baratinho. Caso o aquecedor pare de funcionar no meio de uma nevasca, fica complicado. Não foi o nosso caso, graças a Deus, pois não tínhamos comprado o fusível.
    • Procure fazer roteiros com percursos não muito longos. A não ser que valha muito a pena. Fizemos percursos de 5 horas, com no máximo 330 km. Isso é vantajoso porque se você sai cedo de um local, chega ao seu destino ainda no início da tarde e pode aproveitá-lo desde a chegada.
    • Evite grandes centros. Não se pode parar em qualquer lugar e pegar trânsito com uma casinha dessas é perrengue. Procure fazer roteiros onde os seus pontos de interesse estejam perto de onde você vai parar, seja para ir andando ou mesmo ir de motorhome até lá. É tranquilo você estacionar sua casinha no camping e depois do check-in ir dar uma volta para procurar suas atrações.
    • Com um destino bom, estenda-se mais no local.  Se um dos destinos do roteiro for mais interessante do que você imaginava, solicite mais uma noite na recepção e curta mais. Lembre-se que o objetivo é a estrada, e se você parou em um lugar que você gostaria de ficar mais uma noite, relaxe a aproveite!
    • Procure deixar as malas completamente vazias. Coloque suas roupas nos diversos compartimentos. Só use as malas para momento da despedida da casinha. Isto agiliza muito o dia-a-dia de sair e chegar.

 

Motorhome nos EUA com Internet Ilimitada

Imagina tirar aquela foto especial em sua viagem de motorhome e não poder compartilhar nas redes sociais porque não tem internet? Muito ruim, né? Para não correr esse risco e poder utilizar internet sempre que precisar, seja para compartilhar nas redes, ou fazer consultas, recomendamos ter um chip internacional.

logo-america-chip

Que tal comprar chip T-Mobile com Frete Grátis? Escolhemos a operadora America Chip como recomendação de compra do seu chip internacional pois a empresa é a que possui melhor custo x benefício de todas as revendedoras de chip T-Mobile no Brasil. Confira!

icon-check Pague apenas $36 dólares no chip, preço mais barato do mercado
icon-check Chip T-Mobile original, o mais utilizado nos Estados Unidos
icon-check Roteador de Internet GRÁTIS, incluso no preço do chip
icon-check Mensagens de texto GRÁTIS, também inclusas
icon-check Internet ilimitada 4G LTE, a mais rápida dos EUA
icon-check Parcelamento do seu chip internacional em até 6x
icon-check Garantia de SUPORTE facilitado por Whatsapp
icon-check Utilize seu Whatsapp brasileiro nos EUA e na Europa

Não esqueça de usar o cupom CDCFRETE para garantir seu desconto e suas vantagens no chip.

COMPRAR CHIP COM FRETE GRÁTIS

 

– – – – – – – – – – –

 

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos para você.

Siga-nos nas redes sociais. 😉 

Fonte Roteiros Planejar Viagem Passeios & Tours
Através da O Que Fazer em Las Vegas
você pode gostar também
2 Comentários
  1. […] Nós já tivemos essa experiência e você pode conferir todo nosso roteiro de motorhome por Las Vegas, Grand  Canyon, Utah e Arizona. […]

  2. […] Explore West Rim, South Rim e, dependendo da época do ano, North Rim de uma maneira completamente diferente. É muito melhor conhecer desse jeito do que fazer um bate e volta de carro. Para conferir uma experiência de motorhome no Grand Canyon e no Arizona, veja nossa série especial sobre Motorhome nos Estados Unidos. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.